top of page

Ginecologia da adolescência

Mães e pais têm, habitualmente, a dúvida de qual é o momento ideal para levar sua filha a uma consulta ginecológica pela primeira vez...


      Pois bem: algumas meninas são encaminhadas pelo seu pediatra por alguma alteração anatômica ou secreção ou dúvida relacionada. Quando não há queixa, o período da primeira menstruação costuma ser o melhor momento para , como costumo dizer, abrir a porta do consultório do ginecologista para a menina.


      Em tempos de informações desencontradas disparadas em sites, blogs e redes sociais, a possibilidade de a menina conversar com um médico ginecologista, sanar suas dúvidas com segurança e saber que, sempre que necessário, poderá voltar é uma segurança fantástica.


      Em geral, o início da consulta envolve explicações gerais. Dificilmente, quando não há queixas, o exame físico será realizado nessa primeira visita. Se houver conexão e empatia,  o consultório ginecológico vira um ambiente seguro e uma visita prazerosa para a menina, que sabe que suas dúvidas e questões mais íntimas serão respeitadas e sanadas sempre que possível.


      A confidencialidade da consulta é garantida a menina, conforme estatuto, a menos que haja algum fato ou fator que coloque sua vida em risco- nesse último caso, o médico pode e deve informar seu responsável legal.

Botão de whatsapp
bottom of page